A Prefeitura de Cláudia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está intensificando as ações de prevenção ao câncer do colo do útero, promovendo exames gratuitos para as mulheres do município. A iniciativa tem como foco o rastreamento precoce da doença, garantindo mais qualidade de vida e acesso à saúde para a população.
A médica Laysa Moreira explica que a prevenção secundária é feita por meio do exame de rastreamento conhecido como Papanicolau, que deve ser realizado a partir dos 25 anos por mulheres com vida sexual ativa. “Os dois primeiros exames são anuais e, se não apresentarem alterações, passam a ser feitos a cada três anos, até os 64 anos”, detalha a profissional. Caso a mulher não tenha realizado o exame antes dos 64 anos, ela ainda pode fazer dois testes com intervalo de um a três anos.
Segundo a especialista, o câncer do colo do útero pode ser silencioso, mas alguns sinais de alerta incluem sangramento atípico, corrimento alterado, perda de peso inexplicada, fraqueza, falta de apetite e palidez. “O exame é essencial para detectar a doença nos estágios iniciais, quando o tratamento é mais eficaz”, reforça.
A secretária municipal de Saúde, Marileide Magalhães, destaca que a prefeitura tem trabalhado de forma planejada para garantir o acesso das mulheres ao exame preventivo. “Estamos organizando nossas unidades de saúde para atender o maior número possível de mulheres, facilitando o agendamento e reforçando a importância desse cuidado”, afirma. Ela também faz um convite especial: “A prevenção salva vidas! Convidamos todas as mulheres a procurarem os postos de saúde para realizar o exame e garantir mais segurança para sua saúde”.
As interessadas podem buscar a unidade de saúde mais próxima para informações sobre datas e agendamentos. A Secretaria de Saúde reforça que prevenir é sempre o melhor caminho para cuidar da saúde da mulher.